Ao Sr. General Luís Augusto Sepúlveda Martins de Brito Montinhos de Góis Mascarenhas dos Muitos Alcântaras de Brás e Silva
Comdte. Geral de Todas as Fronteiras Que Houver entre o Ibicuí e o Arapeí e Quantas Mais se Puder ir enfiando os Castelhanos Para o Sul
Comdte. Geral de Todas as Fronteiras Que Houver entre o Ibicuí e o Arapeí e Quantas Mais se Puder ir enfiando os Castelhanos Para o Sul
Fico feliz de ter sido do agrado do Senhor General a comitiva feita ao Senhor Conde de Vera Cruz pela Fronteira castilhana. Perdoa-me V. Ex. por não ter avisado antes pelo posto recebido das aldeias de Rio Pardo e Cachoeira. Recebi no mês de julho próximo passado deste mesmo ano, do Senhor Comandante de Missões Manoel das Chagas Santos o posto assumido de Capitão Comandante das aldeias do Rio Pardo e Cachoeira. Por ter recebido tal graça devo me desempenhar o cargo com muito gosto e zelo por não ter ninguém que conheça tão bem os assuntos dos índios nestas freguesias.
Alem de ter o Comando da aldeia de Santa Maria agora conto também com mais estes Povos que já se mostraram favoráveis a nossa causa. Recebi noticias deste Frances que anda a cruzar nossa Província. Dizem os escravos do Alferes André Ribeiro de Cordova que o supradito lembra muito uma Dona por seus modos requintados e delicados. Dizem também que este Senhor pode ser um bombeiro castilhano disfarçado entre nosso povo. Mesmo com tantos boatos o Conde de Vera Cruz reuniu se com este Senhor para tratar sobre os assuntos da Corte e dos luxos da Europa.
Falo isto por ter ido ao batizado da inocente mais parece um anjinho filha do Senhor Alferes André Ribeiro de Cordova que na ocasião o Senhor Capitão Comandante deste Distrito da Boca do Monte o Sr. José Machado Fagundes de Bittencourt e sua mulher foram os padrinhos em grande festejo em que houve churrasco gordo e aguardente feita nas missões a qual alguns índios de minha Nação guarani dizem ser milagrosa. O supradito Alferes é um bom padrinho para os guaranis da aldeia. Sua boa relação com o Capitão Comandante garante a ele regimentar muitos guerreiros guaranis os quais é de sua inteira estima.
Há poucos dias houve uma grande confusão nesta aldeia de Santa Maria que interveio a favor dos índios o Capitão Comandante e o Alferes juntando se a estes o Coronel Manuel Carneiro da Silva e Fontoura. O Juiz Ordinário foi impedido de remeter Oficio ao Juiz da Villa da Cachoeira relatando sobre este entrevero entre alguns índios nossos e os soldados de um Capitão do Mato. Eu nada pude fazer sobre este ocorrido por estar-me em diligencia a Fronteira e agora como Capitão destes povos devo ter a sabedoria de bem conduzir tais acontecimentos mesmo eu não contando com a inteligência de Vossa augusta pessoa.
Agora devo contar com a graça de Nosso Senhor Jesus Christo para por ordem nesta aldeia fazendo diligencia aos olhos das testemunhas recorrendo às leis escritas por nosso Sr. Augusto Príncipe Regente e Perpetuo do Reino Unido de Portugal Brasil e Algarves para restaurar a paz na Capela de Santa Maria.
Deus Guarde Vossa Ex.
Cptam. Cdte. do Distrito de Santa Maria da Boca do Monte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário